Estamos na véspera do 37º Encontro Diocesano de CEBs e nossa paróquia estará acolhendo este evento para a nossa alegria. 

COMPRENDENDO O ENCONTRO DE CEBs
O tema do nosso encontro é: CEBs: Romeiras e Missionária do Reino. Fruto da tentativa de unir as ideias de continuidade do 13º Encontro Intereclesial que ocorreu nas terras de Juazeiro do Norte e Crato, no Ceará, e da Caminhada de nossa diocese de Novo Hamburgo com a Missão Continental. A palavra Romeira resgata o tema do Nacional: Justiça e Profecia a serviço da vida -  CEBs: romeiras no campo e na cidade. E a palavra Missionária, aborda o estado permanente de missão em que nos encontramos, desde o documento de Aparecida e agora ainda mais fortemente exaltado pelo próprio Papa Francisco.
Já nosso lema Chamadas a serem verdadeiras comunidades samaritanas, faz alusão à três dimensões fundamentais da vida comunitária, através, dos textos bíblicos, sobre os Samaritanos, tirados dos Evangelhos. São as dimensões:
1. Comunidade como instrumento sagrado (Jo 4,1-26) O primeiro texto nos desafia a sermos pessoas de profundo encontro com Jesus, como no texto da Samaritana no poço. Somos comunidades fonte de eternidade, chamadas a serem adoradores/as em espírito e verdade.
2. Comunidades solidárias (Lc 10, 25 - 37): Já este segundo texto nos remete à dimensão da solidariedade humana e corresponsabilidade com a defesa da vida, como síntese da prática dos Mandamentos de Deus. Nesta característica fundamentamos nossas lutas sociais, as iniciativas concretas em favor das pessoas que mais sofrem em nosso meio.
3. Comunidades celebrativa/festivas (Lc 17,11-19): A festa, a liturgia da vida, do encontro, da reconciliação. Nossas comunidades são chamadas a comemorar a ação de Deus na vida das pessoas, do povo, da comunidade. Como a história da cura dos dez leprosos onde apenas o samaritano foi capaz de retornar para agradecer. Assim revelamos o rosto generoso de nossas comunidades.
E para aprofundar este tema, também dialogando a partir das comunidades que se organizam desde as periferias das grandes cidades, foi convidado para assessorar o nosso encontro o padre Vilson Groh, de Florianópolis - SC, por seu testemunho e forte experiência de trabalho eclesial e social juntos às camadas marginalizadas.
Outra experiência que este encontro nos proporcionará será a vivência nas Comunidades Temáticas que aprofundarão o tema a partir de dimensões específicas: Gênero, Juventude, Pessoas Idosas,    Família, Ecumenismo e diálogo inter-religioso, Comunidades Tradicionais, Economia Solidária (Desenvolvimento Sustentável Solidário Territorial), Sustentabilidade ambiental e ecologia, além do espaço para as crianças garantirem seu protagonismo.
Estas comunidades temáticas acontecerão em todas as comunidades que compõem a Rede da Paróquia São João Batista. Nelas aprofundarão a temática a partir do ver, do julgar e do agir, celebrarão e confraternizarão com as pessoas, lideranças de cada local. As pessoas que irão dormir em famílias, serão alojadas nas casas desta mesma comunidade.
Na parte da manhã do Domingo, iniciaremos com uma bela Romaria das Comunidades, mostrando nossa dimensão de romeiros e romeiras disponíveis para o testemunho missionário. O encerramento será com uma bela celebração Eucarística coroando o nosso envio para a vida nas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário